domingo, 21 de agosto de 2011

Atividade 1° ano

PLANO DE AULA
FOLCLORE 

Justificativa
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas  musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, tudo que faz parte da cultura popular
O aluno tem conhecer nossa cultura do por meio desenho, vídeo, livro e pela leitura diária.

Série: 1° ano

Objetivo
Reconhecer a importância cultural do folclore;
Conhecer um dos personagens mais significativo do folclore brasileiro,
 Valorizar lenda, cantiga de roda, parlenda e comida típica folclórica considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado.

Conteúdo

Leitura
Folclore
Comida típica
Lendas
Personagens folclóricos
Artesanato
Estratégia
            Dividir a sala em dupla e encarregar cada um deles a desenhar, recortar, montar, pintar e em seguida montar o painel do folclore com ajuda do professor.



ATIVIDADES






1-     LEITURA DE IMAGEM.


ASSINALE COM  X  AS ALTERNATIVAS CORRETAS.

A) (     ) O SACI TEM DUAS PERNAS
B) (     )  O SACI NÃO TEM PERNAS
C) (     )  O SACI TEM UMA  SÓ PERNA

A)  (    ) O SACI FUMA CIGARRO
B)  (    )  O SACI FUMA CACHIMBO
C)  (    )  O SACI FUMA CHARUTO
_______________________



2-     ESCREVA O NOME DAS FIGURAS:
_____________________
                                 
 
___________________________
                                                               

3-COMPLETE COM AS SÍLABAS.:



PI___CA                COCA___            ____GU             CANJI____              PIRU___TO           



4- CICULE AS PALAVRAS DITADAS PELO PROFESSOR  “O CRAVO E A ROSA”

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
DEBAIXO DE UMA SACADA
O CRAVO SAIU FERIDO
E A ROSA DESPEDAÇADA




4-     COLOQUE A PARLENDA NA ORDEM CERTA.


            SOLDADO LADRÃO                            
    
            REI CAPITÃO
     
            DO MEU CORAÇÃO                 
      
            MOÇA BONITA
 



           Avaliação

Observação e mediação do professor na construção do conhecimento do aluno.
Criar meios para os alunos não alfabéticos para que eles avancem na aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário